terça-feira, outubro 31, 2006

Acústico: Jorma Kaukonen "Quah"

Hoje proponho a audição de um disco originalmente editado em 1974 que adquiri há alguns dias.
Ideal para ouvir e relaxar, este álbum é completamente acústico e além de originais de Jorma Kaukonen também conta com versões de temas mais ou menos conhecidos nas áreas da folk-music e do blues.
Guitarrista, cantor e compositor, Kaukonen nasceu e cresceu em Washington DC, Estados Unidos. Acompanhou Janis Joplin no inicio dos anos 60 e foi um dos fundadores dos Jefferson Airplane. Destes trouxe Jack Casady para formar os Hot Tuna em 1970 cujos primeiros trabalhos seguiriam aliás o cunho blues/intimista de "Quah".
Inicialmente um projecto com o seu amigo Tom Hobson, "Quah" acabou por ser o 1º disco a solo de Kaukonen, depois da mostra de falta de agrado da editora em relação aos temas de Hobson.
Deixo então para apreciar as primeiras 3 faixas deste CD cuja reedição de 2003 conta com 4 temas nunca antes editados.
O link para download está nos comentários.

10 Comentários:

AtticRock disse...

Download aqui:
rapidshare.com/files/1362554/JK_qua.rar.html

Pass:
I'll Let You Know Before I Leave

Anónimo disse...

Há coisas do caraças...então não é que fui dar com o teu blog, depois de ler a "ajuda" que estás a dar ao 'heavyrockspectacular' em adicionar links de outros blogs, na página principal (pelo menos foi o que eu percebi, pois o meu Inglês, não dá para mais). Até que enfim que encontro um portuga nestas andanças...é que já me estava a sentir só, Sou 'dinossauro', mas nem tanto...e a música dos 60 e 70's, foi, é, e será sempre a minha grande paixão.
Conheço o teu blog desde hoje, e comecei bem com esse grande guitarrista que é o Jorma Kaukonen...e é engraçado, pois tenho este disco em vinyl (picture disc...não consegui melhor) e mais dois dele (também em vinyl), o "Magic" e o "Too Hot To Handle", ambos da Relix.
Claro está, são três óptimos discos, de uma limpidez sonora muito interessante (bons para desstressar, se é que este termo existe).
Vou continuar a espreitar o teu blog e desde já os meus sinceros parabéns por ele.
Entretanto, vou sacar este album espectacular.
Abraço

Anónimo disse...

Já agora, para quando o album completo?

AtticRock disse...

Olá kikas, é sempre bom saber que há mais portugueses com bom gosto musical :)
Este é o único disco a solo de Jorma que conheço, conheço muito melhor os Hot Tuna.
Obrigado pelos elogios em relação ao blog, quanto a colocar álbuns completos para download não estou a contar fazê-lo, pelo menos para já.

Keep On Rocking

Anónimo disse...

Ok attirock,
Acho que é uma boa politica não pores os albuns completos..na realidade, anda para aí muita gente que é só sacar e nada de ouvir. A política é sacar, sacar, e sacar (pessoal agarrado ao sacanço)...no meu caso, saco muito, mas também a maior parte do que saco, já o tenho em vinyl e como tal, não é lá muito convidativo estar a comprar CDs novos de vinys que já tenho (excepto alguns músicos que sejam a minha paixão).
Acho engraçado e ao mesmo tempo dá-me uma saudade enorme, falares da 'música & som', revista que devo ter lá para casa da minha mãe às dezenas, bem como do 'rock em stock' e outros programas de rádio (o 'dois pontos' e o 'gong', foram os melhores para mim e aonde aprendi mais, além do 'em órbitra').
Enfim...aqui sempre dá para falar com alguém dos meus tempos e com gosto musical apurado (não, não é um elogio, nem graxa nem nada disso...é sómente o que sinto).
Fica bem e um grande abraço.

PS : Ah é verdade, Hot Tuna...foi mais paixão para mim, do que os Jefferson Airplaine. Então o 'Burgers', é fabuloso

AtticRock disse...

Olá kikas (presumo que o mesmo do chrisgoesrock, blog que descobri há pouco)
A minha ideia é só deixar um cheirinho dos discos e se as pessoas gostam mesmo devem comprar. É claro que tb faço bastantes downloads, mas sinceramente é mais para conhecer coisas novas do que para criar uma discoteca virtual... até porque o mp3 é um formato que tira qualidade à música (por vezes de forma imperceptível). Por outro lado também sei que a maioria das pessoas (como eu), não tem dinheiro para comprar todos os discos interessantes...
Lembro-me perfeitamente do "dois pontos" onde se passavam discos na integra! A Comercial dos anos 80 foi tb a minha escola musical sobretudo os programas com música mais pesada.
Com a M & S passa-se mais ou menos o mesmo comigo, só que em vez de as guardar vou digitalizando o que me interessa e depois deito-as fora.
Hot Tuna aparecerá aqui em breve, estou a pensar num artigo + música(possivelmente do Double Dose o meu disco preferido)

Abraços

Anónimo disse...

Olá atticrock,
Sou o mesmo sim senhor do Chrisgoes, e de outros blogs que existem por esta net fora.
Se leres por aí algum comentário meu, menos agradável, não te admires, pois esta coisa de apagarem os ficheiros, e de se porem com "bocas", dá cabo de mim (evidentemente que sei, ser ilícito na maior parte dos casos, partilhar albuns inteiros, cujos direitos pertencem às editoras...mas enfim, há tanta coisa neste mundo que está errada, vá-se lá entender quem está certo quem está errado).
Eu também tenho muitos discos sacados dos blogs e normalmente, se me agradam, tento adquiri-los consoante o "tempo" (euritos). Faço esses downloads, exactamente para conhecer grupos que nunca tinha ouvido falar.
Olha, tem um óptimo fim de semana, e vamos mntendo contacto por aqui.
Um abraço

PS : vou espreitando por aqui, e vou aguardar por esse artigo do Double Dose (este disco, é ao vivo não é?!)

Anónimo disse...

Olá ,como fã do trabalho do Hot Tuna /Jorma Kaukonen, acho q/ o "Qhah" é um dos melhores discos do grupo. Ressaltaria tbém o"Blue Country Heart", em q/ Jorma revisita suas raízes country, e chama um pessoal muito competente como Sam Bush(mandolim), Jerry Douglas(dobro) e o baixista Bryan House, e o último disco(2007) "Stars in my Crown", em q/ faz reinterpretações de Gary Davis(grande influência do músico)e composições próprias.Tive a chance de participar de um workshop em seu rancho (Furpeace Ranch) em Ohio e assistimos a uma sessão c/ Jorma tocando as músicas de seu último disco.Foi muito legal.
José Alberto

AtticRock disse...

Olá José
Sou fã tanto do trabalho dos Hot Tuna como de Jorma.
Fiquei curioso acerca do último disco que desconheço completamente.
Obrigado pelo comentário.

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu