quarta-feira, março 21, 2007

Rock em Stock - A memória e as músicas

De volta ao tópico Rádio desta vez vou fazer menção a um programa fundamental para a minha (e para muitos da minha geração) educação e cultura musical , o Rock em Stock.
Entretanto carreguem no play deste leitor e já têm a banda sonora adequada a este post :)


O Rock em Stock começou no dia 9 de Abril de 1979, era transmitido pela Rádio Comercial e pela voz de Luís Filipe Barros investiu desde logo na música mais recente de artistas e grupos pouco conhecidos por cá, acompanhando tudo o que se passava além fronteiras nomeadamente o movimento Punk, a New Wave, e a NWOTBHM (New Wave Of The British Heavy Metal).
Entretanto apostava também no lançamento de novos artistas nacionais e é opinião unânime que contribuiu decisivamente para o "boom" de rock feito em Portugal no inicio dos anos 80, ao passar insistentemente temas de grupos como Xutos & Pontapés, Rui Veloso, Táxi, Jáfu'mega, GNR, Go Graal Blues Band, Trovante, Roxigénio, UHF, Arte e Oficio, Trabalhadores do Comércio, entre muitos outros. E quando escrevo insistentemente era mesmo assim, ao ponto de passar a mesma música duas ou mais vezes na mesma emissão em particular quando esta era uma grande novidade ou exclusiva do "Rock em Stock" como aconteceu em muitas ocasiões.
No entanto e apesar da seu ponto forte ser a música, a força do programa estava muito na apresentação do "Berros", como ficou conhecido Luís Filipe Barros. Livre, espontânea, divertida, e absolutamente liberta de preconceitos era algo de muito fresco a contrastar com o habitual panorama cinzento da Rádio em Portugal.
Pela apresentação do programa passaram ainda Jaime Fernandes, Rui Morrison, Paulo Coelho, Ricardo Camacho, Bernardo Brito e Cunha e Ana Bola entre outros.
O "Rock em Stock" chegou muito naturalmente a líder de audiências no FM Estéreo e tornou-se num caso muito sério como veiculo para a promoção de discos. Músicas que lá tocassem arriscavam-se a entrar no top nacional de vendas, e aconteceu em alguns casos discos saírem para as lojas com um autocolante a anunciar que tinham estado no nº1 do top do "Rock em Stock". Isto demonstra a influencia que conseguiu obter junto dos consumidores!
Em 1999 foi editado um duplo CD a assinalar os 20 anos do inicio do programa e em 2000 saiu um 2º volume, compostos por temas de artistas como Styx (com tema I'm Ok que era o indicativo), Machiavel, Blondie, Tourists, Ramones, Cheap Trick, Nina Hagen, Devo, New Musik, April Wine, ZZ Top, etc.

Atualizado em maio de 2017 com pequenas correções e nova playlist

16 Comentários:

Ivsflowing disse...

gran blog hermano


great blog


i,m adding it to my special sites
bye


please visit
http://www.funkyoustencil.tk

AtticRock disse...

Obrigado

Terei todo o gosto em visitar o teu.

spring disse...

olá

há programas de rádio que não se esquecem e este "rock em stock", a par do "módulo", "dois pontos" foi um marco da nossa rádio, temos os nosso velhos albuns também no sótão:), recordar esses tempos é viajar o tempo do rock e da musica popular anglo-americana.

somos um blogue de cinema, se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente viajando na história do cinema
um abraço e boas músicas (o nosso grupo de eleição, ao fim de tantas décadas continuam a ser os king crimson)
paula e rui lima

AtticRock disse...

Olá
Obrigado pela visita e partilha de recordações.
Os King Crinson foram de facto um grupo extraordinário, tenho em vinil o seu 1º disco que é fantástico.
O vosso blog está bem interessante, realmente recomendado para os amantes de cinema. Eu gosto muito de cinema mas devido a falta de tempo não tenho visto tanto quanto desejava.
Abraços e bons filmes com boas bandas sonoras :)

Anónimo disse...

possas onde andam estes gajos??????????????????????

Templário Lourenço disse...

Visitem o site da mais
espectacular banda rock
portuguesa do momento em
www.templariosdorock.com

SÉTIMA ESTAÇÃO disse...

Tambem fui um grande ouvinte. Desde Março de 89 até ao fim, Junho de 93. Tenho muitos Tops escritos em cadernos e alguns gravados em k7,incluindo a ultima emissão. No dia 12 de Julho deste ano de 2008, recordei o Verão de 92 no meu MYSPACE.COM/SETIMAESTACAO.

Anónimo disse...

Sem margem pa duvidas o ROCK EM STOCK marcou uma geração ate os meus filhos gostem da musica do meu tenpo "nosso"

Anónimo disse...

Alguém se recorda dos indicativos do programa "dois pontos"? Um deles, se não me engano, era um instrumental dos Allman Brothers, "Little Martha" do 2xLP "Eat a Peach".

AtticRock disse...

Não me recordo mas adoro Allman Brothers Band :)

Cardoso disse...

Até que enfim que alguem faz um blog do rock em stock,! Alguem tem emissões gravadas para passar? podiamos era fazer um blog com emissões do rock em stock, ninguem gravou em cassete?
Fui ouvinte na época 1988 até 1991, quando o hair metal era muito divulgado, por causa do Luis Filipe Barros, fiquei a gostar de hard rock/heavy metal

Jorge Bonifácio disse...

Fui grande fã do Rock em Stock desde de 1987 até ao seu final em 1993. Foi graças ao Barros que me tornei um fanático de rock. Na altura gravava muitas k7, mas infelizmente se me restam uma ou duas. Seria fantástico poder aceder ao arquivo da emissão, se é que existe.
Parabéns ao Blogue e ao seu autor.

lu e zé disse...

Eh pá eu ainda me lembro de participar em passatempos promovidos pelo luis e por ignorancia minha ainda respondia fm mistério nos velhos postais de correio.
Ainda me lembro de ganhar um album dos Doors e um livro do Jim Morrison. Hoje tenho 44 e sou um dos herdeiros desse grande Senhor que se chama Luis Filipe Barros. Só lhe agradeço a ele e á Comercial por tantos momentos de prazer que me teem dado ao longo de 30 anos a escutar a nossa rádio. Hoje vivo no Brasil e quando entro de manha no meu escritorio a primeira coisa é ligar a Comercial na net. Onde é que eu posso baixar o velho jingle do Rock em Stock. Abraço bem hajam e obrigado por existirem

AtticRock disse...

Quando se refere ao velho jingle talvez esteja a falar da música que lhe servia de indicativo.
Pois esta era "I'm Ok" dos Styx.

Unknown disse...

GENIO!

Eu adorava o Rock em Stock. Até namoradas ficaram para trás, porque não alinhavam nas musicas do Rock em Stock.
Depois apareceu o Rolls Rock de Antonio Sergio onde se ouvia Transmission dos Joy Division, - que deu no Som da Frente.
Só peço a alguem que me envie uma lista dos meus heróis Rock em Stock.
È que estou a ficar com alzheimer e já não me lembro lá muito bem.
Tirando o genial Jonna lewie stop the Cavalry
Grande homem o BERROS, um heroi, lider e ícone!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Grande blog, muito informativo, sem duvida grandes os artistas que passavam no rock in stock, grande barros......alguem que queira o duplo cd pode encontra-lo no meu blog, partilho-o sem nada em troca....

http://rock-in-stock.blogspot.pt/

cumprimentos